O acidente vascular cerebral, também conhecido como derrame, ocorre quando o sangue não consegue circular até o cérebro e os neurônios perdem suas funções por um entupimento ou rompimento dos vasos sanguíneos. Cada vez mais, jovens e adultos estão suscetíveis a essa doença que pode ser evitada na adoção de um estilo de vida saudável. Sedentarismo, comidas gordurosas que acarretam a obesidade e o cigarro são alguns dos vilões. Ainda assim, a Hipertensão é considerada o principal fator de risco para o AVC. Descontrolada, ela pode fragilizar as artérias do cérebro e por consequência ser uma brecha para o derrame. Segundo o Ministério da Saúde, seria possível reduzir em até 15% os óbitos por AVC com a redução do consumo excessivo de sal, por exemplo.
Existem dois tipos de AVC: o isquêmico, que é quando surgem coágulos nos vasos sanguíneos que levam sangue ao cérebro, e o hemorrágico, que ocorre quando um dos vasos sanguíneos do cérebro se rompe causando um sangramento no tecido cerebral.
Sintomas
O principal sintoma do acidente vascular cerebral é uma forte e súbita dor de cabeça, acompanhada de alterações nos movimentos e cognição. Além de:
- Perda súbita dos movimentos da face, braço, ou de um lado do corpo.
- Sensação de formigamento na face, braços, ou pernas.
- Alteração da fala: dificuldades para compreender ou articular e expressar algo.
- Perda da visão em um ou ambos os olhos.
- Vertigem intensa.
- Instabilidade e desequilíbrio do corpo, acompanhados de náuseas e vômitos.
Quanto mais rápido os sintomas forem percebidos, menor são os riscos e consequências ao cérebro. Um dos testes que especialistas indicam a fazer é o SAMU:
Sorriso – peça para a pessoa sorrir, observe se um dos lados do rosto está paralisado.
Abraço – peça para que a pessoa erga os dois braços, como se fosse abraçar alguém. Observe se um dos braços não se move.
Música – peça para a pessoa repetir um pequeno trecho de uma música e observe se ela terá dificuldades em se expressar e se enrolar nas palavras.
Urgência – Chame o serviço de urgência o mais rápido possível – Ligue 192.
Fatores de risco do AVC que podem ser controlados:
- Obesidade
- Diabetes
- Colesterol alto.
- Excesso de bebidas alcoólicas.
- Cigarro
- Pressão alta.
Prevenção
Não existem remédios que previnam um derrame cerebral, mas é possível prevenir o AVC com alguns hábitos saudáveis:
- Mantenha uma alimentação balanceada. Evite comidas gordurosas e invista em saladas, vegetais e verduras.
- Evite o excesso de refrigerantes e álcool.
- Pratique atividades físicas. É sempre bom consultar um médico antes de começar a praticar exercícios físicos para saber o que é mais indicado a sua saúde.
- Não fume. As substâncias presentes no tabaco facilitam aobstrução da artéria.
- Evite a obesidade. O sobrepeso pode desencadear problemas como hipertensão e diabetes, fatores de risco para o AVC.
Por fim, visite o médico regularmente. Tire ao menos uma vez por ano para realizar um check up, verificando se está tudo bem com sua saúde. Assim, é possível se prevenir dessas e outras doenças.