Visita hospitalar: uma atitude importante na recuperação do paciente 27 out 2017

Nada é mais significativo e gratificante ao paciente que receber a visita de seus familiares e amigos. O Hospital Bom Jesus entende que os serviços médicos de qualidade e o cuidado de uma equipe multiprofissional ganham força com a presença e o carinho de quem visita um paciente. A visita hospitalar é um ato que propicia a melhora no tratamento de qualquer enfermidade.
A hospitalização cria uma barreira nas atividades diárias da pessoa que está internada, a sua rotina é completamente transformada. O paciente enfermo, pode apresentar uma grande instabilidade emocional com essas adaptações, o que gera pontos desfavoráveis ao tratamento e melhora de sua saúde. A visita hospitalar pode contribuir para a redução do grau de ansiedade do paciente. Segundo a assistente social do Bom Jesus, Mônica Gonçalves, “o paciente internado tem potencial em desenvolver um quadro de depressão, então a visita é fundamental para a recuperação e quadro emocional.”
Todos os pacientes podem receber visitas, elas são restritas apenas em caso de isolamento, ou por indicação médica. Menores de 18 anos, idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais têm o direito de um acompanhante durante todo o tempo que permanecer dentro do ambiente hospitalar.
Nós, do HBJ, sabemos o quanto é importante para a preservação da saúde o contato direto com amigos e familiares. Por isso, você visitante, é sempre muito bem-vindo. Para manter o conforto, a integridade e, sobretudo, a vitalidade dos enfermos, recomendamos algumas ações para contribuir com a excelência dos nossos serviços, visando a sua segurança e dos nossos pacientes.
Os acompanhantes precisam ser maiores de idade e apenas crianças acima de 12 anos podem realizar visitas. É fundamental que todos os visitantes e acompanhantes estejam portando sua carteira de identidade.

Horários

Cada instituição de saúde tem a sua norma de visita hospitalar de acordo com as necessidades do hospital, priorizando sempre o melhor funcionamento e a qualidade no atendimento as pacientes.

SUS

Os pacientes do SUS internados no Hospital Bom Jesus possuem direito a um acompanhante, de acordo com a legislação vigente do hospital e receber um visitante por vez nos seguintes horários:

  • 14h às17h
  • 20h às 21h

A troca de acompanhante pode ser estabelecida entre os horários:

  • 07h às 08h
  • 13h às 14h
  • 18h às 20h

Esses horários objetivam a segurança dos pacientes e visitantes, visto que cada pessoa ali presente apresenta um quadro clínico diferente.

Convênio

Os pacientes da saúde suplementar ou particulares possuem direito a um acompanhante, de acordo com a normas preconizadas pelo hospital e pode receber no máximo dois visitantes por vez no seguinte horários:
08h às 21h

Visita Hospitalar: a melhora do paciente também depende de seu visitante

O silêncio é terapêutico e auxilia no tratamento e bem estar do paciente. Por isso, evite falar alto no ambiente hospitalar. E embora o Hospital Bom Jesus possua um controle rígido em relação as infecções hospitalares, a saúde do paciente e visitante pode ficar comprometida em caso de não seguir algumas normas de visitação.
Para a sua saúde e bem-estar do paciente siga as dicas com atenção:

  • Lave sempre as mãos antes e após usar o banheiro, antes de se alimentar e sempre que estiverem sujas. Essa é uma forma de respeito ao paciente e ajuda a prevenir o surgimento de infecções.
  • Não deite ou sente na cama do paciente.
  • Não utilize utensílios e materiais de uso exclusivo do hospital.
  • Não traga alimentos para o paciente. A dieta deles é preparada e personificada por uma equipe de nutricionistas que sabem quais são os nutrientes necessários para a recuperação.
  • Não realize uma visita hospitalar caso você apresente: febre, gripe, resfriado ou diarreia, bem como qualquer doença transmissível.
  • Os hospitais costumam abrigar pessoas que estão com doenças contagiosas. Não traga crianças menores de 12 anos ao visitar um paciente. Por possuírem uma resistência imunológica mais baixa, elas estão mais sujeitas à contaminação.
  • Jogue os lixos e resíduos nos locais apropriados e de acordo com as orientações nas etiquetas das lixeiras. Assim, você contribui para o ambiente hospitalar sempre limpo e ajuda a preservar o meio ambiente.
  • Não fume nas dependências do Hospital Bom Jesus. É prejudicial tanto a sua saúde quanto a saúde do paciente.

Ao seguir cada uma dessas orientações você minimiza o risco de infecções e ajuda na contribuição do processo de recuperação da saúde dos nossos pacientes.
A direção do HBJ se coloca inteiramente à disposição para qualquer esclarecimento. Suas sugestões são muito importantes para a melhoria constante da qualidade do nossos serviços. Entre em contato com a gente através da nossa ouvidoria, nós estamos aqui para te escutar: ouvidoria@ahbj.com.br