SIPAT alerta para prevenção no ambiente de trabalho 25 nov 2017

Alertar para a prevenção. Essa foi a missão da II Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), realizada de 20 a 24 de novembro, pela CIPA do Hospital Bom Jesus, em Congonhas. Com o tema:  “Seu maior patrimônio é a vida. Sua maior proteção é a prevenção”, a SIPAT contou com uma vasta programação. A fim de lembrar que todos os acidentes podem ser evitados se as providências forem devidamente adotadas com antecedência, de maneira compromissada e responsável.
Repletos de atrações, além da abordagem sobre a prevenção de acidentes, os encontros proporcionaram aos colaboradores entretenimento, promoção a saúde, treinamentos e muito conhecimento. Palestras com os temas: acidente de trabalho, antidrogas, perfuro-cortantes, quedas e higiene foram ministradas durante toda a semana. A descontração ficou por conta da ginástica laboral e quick massagem, apontando aos participantes que essas também são ações voltadas para a prevenção a saúde.

Equipe da CIPA do Hospital Bom Jesus
Equipe da CIPA do Hospital Bom Jesus

Mais uma vez os Cipeiros se preocuparam em organizar e preparar conteúdos que fazem parte do cotidiano de cada colaborador. Para a presidente da CIPA, Jane Cassemiro, o principal objetivo da semana foi promover conhecimento e conscientização dos colaboradores. “Além de ser uma semana descontraída, com palestras, gincanas e brindes, os colaboradores do HBJ se inteiraram de uma forma diferente quanto a prevenção de acidentes no trabalho”, afirma.
IMG_3882A semana de encontros encerrou-se com palestra do Doutor Leonardo Fialho, obstetra do Hospital Bom Jesus, que levou dicas e orientações sobre métodos contraceptivos. A palestra do obstetra abriu um grande debate quanto a realização dos procedimentos de vasectomia e laqueadura. O palestrante esteve aberto para receber dúvidas de todos os colaboradores  presentes. Segundo o especialista, os métodos contraceptivos precisam ser discutidos, pois vários tabus ainda giram em torno do assunto. “A adaptação de cada método é única em cada pessoa. Nada é igual. Tudo é testado. “
Por fim, vários brindes foram sorteados para os participantes. Uma palestra motivacional foi ministrada no fim da tarde para fechar a SIPAT com chave de ouro. Eduardo Sabará, palestrante, ressaltou no encontro que pessoas motivadas são mais felizes. Assim, consequentemente prestam mais atenção em seu próprio trabalho, evitando acidentes e colhendo melhores resultados tanto profissionais quanto para a vida.
O Hospital Bom Jesus apoia ações internas e que agregam conhecimento para seus colaboradores. É preciso momentos e semanas como essa para uma maior interação no ambiente hospitalar. O relacionamento humano é um dos princípios mais importantes dentro de um local de trabalho.