Saiba como aliviar a TPM 16 jan 2018

Quem nunca ouviu falar de TPM? Todo mês a famosa Tensão Pré-Menstrual é um incômodo para muitas mulheres. Geralmente ela aparece alguns dias antes do ciclo menstrual, e leva muitas delas a crise de nervos, inchaço, cólicas, dores de cabeça, irritabilidade e inconstância emocional. E apenas desaparece com a chegada da menstruação. E ao contrário do que muitos pensam, a TPM realmente existe.
O motivo de toda essa oscilação no corpo e mente da mulher é um desequilíbrio hormonal, principalmente do estrógeno, durante os dias que antecedem a menstruação.
A TPM é algo natural e esse momento é importante para a mulher se conhecer. Segundo a Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, esses hormônios têm influencias físicas e psíquicas nas mulheres. O período da Tensão Pré-menstrual deve ser considerado um momento de introspeção e renovação. Mas por que isso?
É na TPM que a mulher consegue observar o que faz bem e o que não faz para ela naquele momento, pois o estilo de vida dela também está associado a esse período. Em alguns casos a retenção de líquidos causada pela má alimentação eleva os níveis de hormônios. Ou seja, é necessário que a mulher aproveite esse ciclo para ter mais cuidado com sua alimentação e conhecer melhor o próprio corpo.
De acordo com o Ministério da Saúde, a ingestão de café, refrigerante, açúcar, comida condimentada, gordurosa, sal e o tabagismo devem ser evitados. Resumindo, a TPM acontece porque ela acumula um conjunto de excessos ou desajustes da mulher durante o mês.

Dicas para aliviar a TPM

A Saúde da Mulher do Ministério da Saúde salienta que a TPM faz parte de um ciclo natural do corpo feminino e que esse é um momento de autoconhecimento. Um dica importante é que você precisa saber que uma boa alimentação é fundamental. Consumir comidas leves, como frutas, verduras, proteínas, carboidratos integrais, muita água e chás ajuda a aliviar as tensões do corpo nos dias que antecedem a menstruação.
Outra coisa de extrema importância é a prática de exercícios. Quando a gente pratica uma atividade física liberamos endorfina. Ela é responsável pela sensação de bem-estar, e ajuda a acalmar e aliviar dores. Contudo, exercícios físicos são fundamentais durante todo o mês e não apenas no período da TPM.
Estatísticas apontam que 75% das mulheres sofrem com diferentes sintomas nesse período. Destas, apenas 5% necessitam de tratamento com medicamentos. Isso significa que você pode amenizar os sintomas com mudanças simples na rotina.
Em casos mais específicos, quando a mulher sente muitas dores, é recomendado a avaliação de um especialista. Assim, o tratamento com medicamentos pode ser prescrito. Existem casos de doenças, como a endometriose e devem ser analisados.
É preciso se conhecer e respeitar o corpo, a menstruação é um ciclo natural, é o momento da se conhecer e entender como o corpo funciona. Quando houver necessidade procure um especialista.
Cuide da sua saúde!