Plano de Gestão da Qualidade prevê a realização periódica de pesquisa de satisfação do usuário dentro do Hospital Bom Jesus 10 ago 2016

Pela segunda vez, em menos de 180 dias, é realizada no Hospital Bom Jesus uma pesquisa de satisfação com o cliente/paciente. O objetivo é auferir como a população avalia diferentes serviços e estruturas do próprio HBJ. A pesquisa, aplicada pela equipe do Instituto Laborare, está em curso desde o dia 25/07 e deve se estender até a próxima semana.
O primeiro questionário, aplicado em março, ouviu cerca de 80 pacientes que procuraram atendimento no PA do Hospital, já essa nova amostragem além do Pronto Atendimento, também acontece na portaria do ambulatório; profissionais do HBJ, devidamente identificados, fazem as perguntas que buscam avaliar quesitos sobre ambiência, atendimento pela equipe multiprofissional, alimentação fornecida e tempo de espera.
Para a consultora do Instituto Laborare, Karla Lima, a aplicação de pesquisas de satisfação serão rotina dentro do HBJ. Segundo a enfermeira, especialista em Gestão da Qualidade, ter o feedback dos usuários é fundamental para a tomada de decisão e para o planejamento de atividades que estejam em consonância com as necessidades identificadas.
A pesquisa, embora não seja anônima, respeita todos os preceitos de não constrangimento. Em hipótese alguma qualquer paciente sofrerá retaliações por fazer, ou por deixar de fazer a pesquisa, como assegura o diretor executivo do Instituto Laborare, Tiago Lucas. “O nosso intuito é dar voz aos pacientes e promover melhorias contínuas no serviço prestado, a participação é voluntária e a equipe de aplicadores além de técnica possuem um amplo senso de respeito com os entrevistados”, afirma.
Durante todo o segundo semestre, além das adequações estruturais e na própria atenção à saúde, o HBJ, por intermédio do Instituto Laborare irá implementar os protocolos de Gestão da Qualidade, Karla, responsável técnica pelo projeto destaca que as pesquisas já estão direcionando caminhos. “As opiniões dos nossos usuários são extremamente importantes, a administração tem tido o compromisso de analisar essas informações e atendê-las sempre com o foco para a promoção da saúde, qualidade na assistência e satisfação do cliente hospitalar”, orgulha-se.
Os resultados da pesquisa serão divulgados pela assessoria de imprensa do Hospital. Os pontos de não conformidade, explicitados nesta nova amostragem, serão debatidos em reunião com a Comissão Interventora e planos de ação serão formulados pela direção.