Período chuvoso pode trazer riscos para sua saúde 21 dez 2017

Em época de chuva, os aparecimentos de doenças como: leptospirose, hepatites infecciosas, diarreias agudas, febre tifoide, dengue, chikungunya, zika, doenças dermatológicas e respiratórias infecciosas, além de acidentes por animais peçonhentos são comuns. Por isso, devem ser redobrados os cuidados gerais com a água, alimentos consumidos, com a higiene pessoal e com o destino do lixo.
O período de chuva, aqui no Sudeste, vai de dezembro a fevereiro. Nessa época é quando mais ocorrem eventos adversos, como enchentes, deslizamentos, alagamento, etc. Este mês a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) fez um alerta à população para os cuidados necessários à proteção da saúde e vida das pessoas durante o período chuvoso.
Nós do Hospital Bom Jesus (HBJ), separamos para você algumas medidas preventivas, a fim de preservar a sua saúde e o meio em que você vive. São dicas fáceis para você fazer em casa e acrescentar em sua rotina. Confira!
Cuidados com a água
A água usada para beber, para uso pessoal e para fazer comida deve ser tratada, antes do seu uso, da seguinte maneira:
De acordo com a SES-MG, devemos filtrar ou coar a água com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo. Logo após colocar duas gotas de Hipoclorito de sódio para cada litro de água. Sim! São apenas duas gotas, nada a mais que isso. Deve-se esperar 30 minutos para poder consumir a água. Se você realizar esse processo de tratamento da água, deve consumi-la no mesmo dia.
Se não tiver Hipoclorito em casa, é necessário filtrar e ferver a água a ser consumida. Para ferver, você deve deixar a água que vai utilizar para consumo durante 5 minutos no fogo. Após ferver passe o líquido de uma vasilha limpa para outra vasilha limpa. Assim a água fervida oxigena e melhora o seu sabor.
Outra dica importante relacionada à água é lavar sempre as mãos e braços antes mexer com o liquido, além de separar e utilizar uma vasilha limpa para armazenar água tratada para beber.
Cuidados com o Reservatório de água
Outro cuidado importante que devemos ter, e não só em período chuvoso, é com os reservatórios de água. A caixa d’água deve estar bem fechada, evitando assim focos de mosquitos que disseminam doenças, como a dengue. O reservatório deve ser lavado e desinfetado, seguindo as seguintes instruções para limpeza e desinfecção:
– Feche o registro (ou boia), impedindo a entrada de água na caixa. Remova toda a água da caixa. Depois, lave o fundo e as paredes com escova e água. Não use sabão, detergente ou outros produtos. Use luvas e botas ou sacos plásticos duplos nas mãos e pés. Retirar a água e resíduos da escovação com panos, deixando a caixa totalmente limpa.
Depois desse processo, encha a caixa com água limpa, acrescentando 1 litro de água sanitária (hipoclorito) para cada 1000 litros de água do reservatório. Deixe agir por duas horas para desinfecção. Após esse período, esvazie a caixa novamente, abrindo as torneiras de casa. Por fim, encha a caixa com água que pode ser utilizada. Lembre-se de certificar que fechou o reservatório direitinho. Esse processo de limpeza pode ser feito a cada seis meses.
Cuidados com os alimentos
Os alimentos devem ser mantidos devidamente acondicionados, em latas ou recipientes fechados, fora do alcance de roedores, insetos e outros animais. Lave frequentemente as mãos com água tratada antes de consumir os alimentos. Descarte alimentos enlatados quando suas embalagens estiverem amassadas, enferrujadas ou semiabertas.
Não reaproveite alimentos que possam ter sido atingidos pelas águas das chuvas, mesmo os que estão fechados em pacotes, pois algumas embalagens podem ser de material absorvente, o que propicia a contaminação.
Nesses casos, febres, diarreia, vômitos e dores de cabeça ou no corpo podem indicar doenças como a leptospirose e hepatite A. Ao observar esses sintomas procure um médico imediatamente.
Essas simples dicas podem prevenir diversas doenças, especialmente nesse período chuvoso. Fique atento a qualquer sintomas, ou alteração em sua saúde. Cuide-se!