Obesidade: saiba como prevenir 12 out 2017

O dia 11 de outubro serve como alerta e conscientização para o mal do século: a obesidade. O dia Nacional da Prevenção a Obesidade tem como objetivo ressaltar a importância de uma alimentação saudável e balanceada, além da prática de atividades físicas que também são indispensáveis.
Em cerca de 10 anos, o percentual de pessoas obesas no Brasil, passou de 11,8% para aproximadamente 19% de acordo com o Ministério da Saúde. O maior erro em relação a esse problema, é associar a obesidade apenas ao lado estético, quando na verdade, é uma patologia prejudicial a saúde.
O excesso de peso pode causar doenças como hipertensão, doenças articulares e diabetes. Além de ser fator de risco para doenças coronárias, insuficiência cardíaca e fibrilação arterial.
Tudo depende de uma boa alimentação. O excesso de refeições prontas e congeladas pode facilitar a obesidade. Assim como, a falta de exercício físicos e má alimentação diária.

Alguns passos para prevenir a obesidade:

  1. Leve um estilo de vida ativo. Saia para caminhar, correr, andar de bicicleta. Esse é um dos principais passos para combater a obesidade.
  2. Mantenha a alimentação saudável. Adaptar sua alimentação também é uma das maneiras mais eficazes para afastar a obesidade. Alimentos como frutas, cereais, verduras, carnes magras e legumes são os mais indicados e mantém toda a nutrição necessária.
  3. Beba água. Sim, essa dica bem simples também ajuda a controlar o sobrepeso. A água limpa e desintoxica o organismo.
  4. Faça um check-up ao menos uma vez por ano. Ao detectar qualquer complicação mais cedo, o médico poderá tratá-la rapidamente, sem maiores consequências.

E lembre-se, nunca é tarde para começar uma vida saudável.