Noite mal dormida pode trazer problemas para o coração 23 ago 2017

Temos inúmeros motivos para perder o sono durante a noite. Na hora de dormir, muita gente começa a pensar nas preocupações do dia a dia, outros viram a madrugada trabalhando, isso quando a ansiedade não toma conta e bate aquela insônia. Mas, é preciso ter cuidado! Dormir menos de seis horas por dia pode acarretar problemas no coração.
Uma pesquisa está sendo realizada, na Universidade de São Paulo, com a finalidade de investigar quais os problemas podemos dispor com a nossa saúde quando dormimos poucas horas durante a noite. Até o momento, 27% das pessoas analisadas dormem menos de seis horas por dia.
Outro estudo, realizado no Estados Unidos, revelou que pessoas que dormem menos de seis horas por noite e possuem fatorem de risco para problemas cardíacos, têm 2 vezes mais chances de vir a óbito por complicações cardiovasculares, como AVC e infarto.
Está claro que o sono é fundamental para nossa saúde física e mental. Por isso, é preciso algumas iniciativas para melhorar a qualidade do sono, como exercícios de relaxamento e meditação.
Uma noite mal dormida traz malefícios a saúde, como:

  • Alteração de humor.
  • Déficit de atenção, memória e raciocínio.
  • Baixo rendimento imunológico.
  • Aumento do risco de Obesidade.
  • Aumento do risco de Diabetes.
  • Aumento do risco de Hipertensão e doenças do coração.

Apesar de tudo, há como fugir desse mal que prejudica a nossa saúde. Separamos algumas dicas para você poder seguir e lembrar que a qualidade do sono deve ser prioridade em nossas vidas:

  • Não fazer o uso de medicamentos para ajudar a dormir sem orientação médica.
  • Não consumir álcool, ou cafeína próximo ao horário de dormir.
  • Manter um horário regular para dormir e acordar no dia seguinte.
  • Caso tenha dormido pouco nos dias anteriores, evitar dormir durante o dia.
  • Fazer a última refeição de forma moderada e em horário adequado.
  • Praticar atividades relaxantes.
  • Manter um ambiente adequado para dormir, sem ruídos e confortável.
  • Ao deitar, se não pegar no sono em 30 minutos levante, pois isso pode aumentar a frustração e estresse. Leia um livro, ou ouça uma música relaxante para ajudar a dormir.
  • Tente manter os problemas do dia a dia fora da cama. Faça um planejamento para diminuir o ritmo de trabalho e preocupações ao se preparar para dormir.
  • Desapegue do celular na hora que deitar para dormir. Ficar na cama mexendo no celular é a maior sabotagem do sono atualmente.