Hospital Bom Jesus realiza palestra sobre lixo hospitalar 26 set 2017

O Hospital Bom Jesus promoveu um treinamento para os funcionários da instituição sobre o Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). A ação, realizada nos dias 21 e 22 de setembro, teve como objetivo conscientizar os colaboradores sobre os impactos e danos ambientais, e abranger o conhecimento sobre resíduos hospitalares.
As palestra apresentada pela enfermeira Luana Miranda,  especialista em formação pedagógica para profissionais da saúde do Hospital Bom Jesus, explicou todo o processo de descarte do lixo hospitalar, quais os riscos que eles representam e que muito desses resíduos descartados podem ser reclicados. Luana, destacou a importância de todos os funcionários estarem envolvidos nesse trabalho para aprender, conhecer melhor e ter uma participação efetiva no processo. “É importante que todos se conscientizem. Uma vez que vai beneficiar a nós, os pacientes, a população e o meio ambiente. Resíduos separados, meio ambiente conservado. É necessário ser consciente e fazer a sua parte“, afirma.
Todos os resíduos produzidos dentro do hospital passam por processos de segregação, acondicionamento, identificação,  coleta e transporte interno e armazenamento externo para que sejam encaminhados para a disposição final. Segundo Luana, os colaboradores precisam pensar em cinco etapas para o descarte dentro da instituição: repensar, reduzir, reutilizar, reciclar e recusar.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu regras nacionais para hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, necrotérios e demais instituições de saúde sobre o tratamento do lixo hospitalar gerado. A medida evita danos ao meio ambiente e ajuda na prevenção de acidentes que possam atingir os profissionais que trabalham diretamente nos processos de coleta, armazenamento e tratamento desses resíduos.
O Hospital Bom Jesus segue o protocolo criado pela Anvisa e divide todo material desde a origem até o destino final. Além de orientar sobre a importância do uso do equipamento de segurança para a coleta desses resíduos. Para facilitar o descarte, cada grupo de resíduo é identificado por símbolos diferentes e de fácil reconhecimento para os funcionários.
26-treinamento-lixo-01