Ingerir líquidos durante as refeições faz mal à saúde? 31 jan 2018

Praticamente todos já ouvimos dizer que beber água, suco, refrigerante ou qualquer outro líquido durante as refeições “faz mal”. Alguns dizem que engorda, outros que incha a barriga. Mas, será que isso é verdade?
Beber líquidos durante as refeições é hábito de muita gente. Segundo especialistas, nosso estômago é capaz de dilatar até um litro e meio. Quanto mais a gente ingere comida, mais ele dilata. Além disso, quanto mais rápido comemos, menor é o tempo que o cérebro tem para entender e processar que estamos colocando alimento no estômago.
Por isso, é recomendado fazer as refeições com calma. Quando se trata de líquido ele interfere nisso também. Se em uma refeição uma pessoa tomar um copo de suco de 500ml, o estômago recebe o volume da comida mais esse meio litro de líquido. Devemos lembrar que outros hábitos importantes auxiliam o processo de digestão, entre eles a mastigação lenta, que poucas pessoas acabam realizando. Ingerir liquido na hora da refeição pode atrapalhar esse processo.
O líquido é absorvido rapidamente. Assim, pouco tempo depois das refeições, o cérebro pode identificar que você precisa de mais alimentos. A informação que chega até ele é que o volume de alimento no estômago é maior, portanto a chance de você comer mais na próxima vez que for fazer uma refeição é grande.
Mas afinal, pode ou não ingerir líquido durante as refeições?
O segredo de tudo está na quantidade. Se a comida for ingerida em quantidade moderada, junto com até um copo americano de líquido, o estômago não vai se dilatar tanto e o organismo desempenhará as funções da digestão corretamente. Desde a saciedade adequada até a absorção dos nutrientes necessários.
De acordo com Nathalia Pizato, professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB), ao site Saúde Brasil, a pessoa pode, sim, beber algo durante as refeições. Porém, precisa ter em mente que o excesso pode ser prejudicial para a digestão.
É recomendado evitar refrigerantes e sucos processados, pois são bebidas que possuem uma quantidade muito grande de açúcar. Os sucos naturais de frutas podem ser consumidos sem ou com pouco açúcar. Mas fique ligado! Se você tem sede durante a refeição, isso pode significar uma quantidade excessiva de sal em sua comida, o que também faz mal à saúde.