Quem Somos?

Quem Somos

Um dos grandes anseios da população de Congonhas no início da década de 1950 era a construção de uma unidade hospitalar, inexistente até então na cidade. Idealizado pelos padres Leonardo e Anselmo, juntamente o engajamento e apoio dos comerciantes locais e da população, Congonhas viu surgir sua mais aguardada obra até então.

Uma das mais emblemáticas campanhas de doações aconteceu durante as festividades do jubileu de Congonhas quando voluntários percorreram a ladeira Bom Jesus com um lençol branco arrecadando dinheiro dos romeiros/peregrinos.

Inaugurado no dia 24 de maio de 1959, após vários anos em construção, a Associação Hospitalar Bom Jesus finalmente entrou em funcionamento atendendo prontamente à população congonhense e também aos municípios vizinhos que não dispunham de recursos médicos. Dr. Nicola Falabella foi eleito o primeiro presidente de sua diretoria. O primeiro médico do hospital foi Wenceslau de Souza Coimbra, que teve como auxiliares Joana Cecília Rezende e Maria de Lourdes Venturato, consideradas as primeiras profissionais de enfermagem do Hospital Bom Jesus.

Sua entrada principal localiza-se na rua que homenageia um de seus maiores idealizadores: Padre Leonardo.

Missão, Visão e Valores

Missão

Promover a assistência à saúde com base na qualidade e segurança do paciente, de forma multidisciplinar, ética e humanizada e cumprir as metas pactuadas.

Visão

Ser reconhecido na região ampliada de saúde pela excelência em gestão e boas práticas assistenciais e tornar-se um hospital acreditado.

Valores e Princípios

  • Ética e transparência: conduzir uma gestão comprometida com uma conduta ética e transparente, valorizando os colaboradores e respeitando a diversidade e/ou os métodos de trabalho.
  • Excelência: satisfazer as expectativas dos clientes, com foco em melhorias contínuas e na segurança nos processos de trabalhos.
  • Valorização do conhecimento: investir na capacitação contínua de nossos colaboradores, incentivando e valorizando as competências.
  • Resultado: executar as atividades pautadas no cumprimento das metas estabelecidas.
  • Sustentabilidade: gerir recursos de forma econômica, social e responsável, com vistas à sustentabilidade e ao desenvolvimento institucional.

Estamos preparados para acolher pacientes e familiares, colocando-os sempre no centro do cuidado. Conheça as nossas instalações: