Hospital Bom Jesus realiza ações de conscientização ao câncer de próstata 20 nov 2017

O Hospital Bom Jesus realizou ações de conscientização visando o combate ao câncer de próstata, na última sexta-feira (17). A data relembra o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pulmão.
A Campanha Novembro Azul, foi criada em 2003, intensifica a campanha de prevenção e o tratamento da saúde do homem, em especial contra o câncer de próstata. No geral, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens.
006
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1.200.00 novos casos e 335.000 óbitos são estimados no mundo pela doença. Aqui no Brasil, a estimativa para este ano é de 61.200 casos novos e cerca de 13.700 óbitos.
A nossa personagem Doutora Anadora, percorreu todo o ambiente hospitalar, do Pronto Socorro à internação, levando informação, humor e, acima de tudo, conscientização. Colaboradores, pacientes, médicos e visitantes receberam um informativo com os principais dados e formas de prevenção contra o câncer de próstata. Foi também entregue um lacinho azul para colocar junto a roupa, símbolo da luta contra o tumor que representa a cor da campanha Novembro Azul.
001 002
Diversos estudos apontam que maus hábitos alimentares, como uma alimentação rica em gordura de origem animal, alimentos industrializados e embutidos artificialmente elevam os índices de substâncias potencialmente cancerígenas no organismo, propriedades estimulam o crescimento de células tumorais.
005
A obesidade e o sedentarismo também são fatores de risco e trazem a mesma consequência. Portanto, uma dieta saudável, rica em verduras, legumes, frutas, grãos e peixes, além da prática regular de atividades físicas, seriam as principais medidas preventivas contra a doença. Mas, sua principal forma de prevenção e a mais eficaz  é a realização dos exames de Antígeno Prostático Específico (PSA) e o exame físico da próstata. A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um médico especializado para monitorar sua saúde.
Cuide-se! Procure o um especialista e realize os exames necessários.