Hospital Bom Jesus realiza palestra sobre desidratação 15 set 2017

Sem previsão de chuvas, as massas de ar seco são responsáveis pela baixa umidade relativa do ar. E o principal reflexo desse clima atual é a desidratação.  O tema resultou em palestra, no Hospital Bom Jesus, para debater a importância e os cuidados que devemos ter durantes esses dias, evitando danos a saúde.
Realizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), as palestras orientaram aos funcionários em como se prevenir contra a desidratação, apresentando aos colaboradores do hospital os sintomas, as causas e o tratamento. Além disso, foi exposto a importância e os benefícios da água para o corpo e de se manter sempre hidratado.
A enfermeira Luana Miranda, especialista em formação pedagógica para profissionais da saúde do Hospital Bom Jesus, ressalta que uma pessoa pode ficar até 40 dias sem comer, mas não pode permanecer 3 dias sem beber água. “Se não beber água, há uma redução na formação de urina, provocando desidratação e posteriormente, quando se agrava, morte de células e tecidos”, afirma.
Alguns dos principais sintomas da desidratação são: quedas de pressão, boca seca, dores de cabeça e vertigem. Usar ventiladores, umidificadores de ar, bacias com água, toalhas molhada e evitar a exposição ao sol são algumas das medidas importantes para estar em um ambiente fresco nesta época do ano. Mônica Gonçalves, assistente social do Hospital Bom Jesus e integrante da CIPA, explica que essa iniciativa tem o intuito de conscientizar as pessoas sobre os benefícios da hidratação para a saúde, “a CIPA tem como prioridade a saúde e segurança dos nossos colaboradores, estar conceituado do assunto e compreender a importância da prevenção contra a desidratação faz diferença na vida de cada trabalhador.”
Para Jane Cassemiro, presidente da CIPA do Hospital Bom Jesus, é preciso alertar não apenas as pessoas que lidam diretamente com os pacientes e vivenciam a realidade da desidratação, mas também trabalhar em conjunto com todos os demais para a vigília do próprio hábito de vida. “A correta ingestão de líquidos é essencial ao normal funcionamento do organismo. Consequentemente resulta em uma melhor qualidade de vida”, ressalta.

Mantenha-se Hidratado

  • Mesmo que não sinta sede, beba bastante líquido durante o dia.
  • Policie sua ingestão de água. A cor da sua urina pode ser um alerta para o estado de hidratação. Ela deve ser incolor e sem odor.
  • Evite o excesso de bebidas alcoólicas, principalmente no clima seco. Elas contribuem para a perda de água. Além disso, agride o nosso sistema hepático.
  • Lembre-se de sempre ter por perto uma garrafinha de água e levá-la aonde for.