Hospital Bom Jesus apresenta resultados administrativos à Câmara Municipal de Congonhas 28 nov 2017

Na última sexta-feira (24), a comissão interventora do Hospital Bom Jesus compareceu a uma reunião ordinária na Câmara Municipal de Congonhas, a fim de esclarecer algumas pautas solicitadas pelos vereadores da casa, como critérios administrativos do HBJ de admissão e demissão de funcionários e a atual situação financeira da entidade, além de explanar sobre o andamento do Projeto UTI.
Após a exposição dos dados sobre a gestão de recursos humanos, bem como o demonstrativo das receitas e despesas, foi questionado o prazo para retirada da intervenção. O assunto abordado foi esclarecido pela Comissão Interventora, a qual informou que ação vai ocorrer dentro de um prazo que ofereça segurança para que não haja prejuízos em relação aos avanços assistenciais e financeiros conquistados para a entidade durante o período da intervenção.
IMG_0025
O Hospital Bom Jesus é uma instituição filantrópica que tem como mantenedora a Associação Hospitalar Bom Jesus. Em abril de 2014, a fim de preservar a manutenção assistencial médica hospitalar, no município de Congos, a Prefeitura Municipal decretou intervenção da entidade.
Tiago Lucas, diretor presidente do Instituto Laborare, empresa que operacionaliza a gestão da entidade, acredita que o Hospital tem a função de melhorar a qualidade da saúde pública na região. “O HBJ apresentou avanços expressivos nos últimos anos e se consolidou enquanto referência na Região de Saúde na qual está inserido. Daqui pra frente, para o médio e longo prazo, destaca-se a mudança de perfil e de resolutividade da instituição, considerando a implantação dos leitos de Terapia Intensiva e do tomógrafo”, ressalta o gestor.
Em 2017, no primeiro semestre, o Hospital Bom Jesus, atendeu aproximadamente 24 mil pessoas. Dessas, 90% são cidadãos de Congonhas. Foram realizadas 1.951 internações de janeiro a junho, uma média de 325 mensais. No mesmo período, 917 cirurgias foram efetuadas.  O HBJ c onta com leitos para internação das clinicas médica, cirúrgica, ortopédica, obstétrica e pediátrica.
IMG_0026
Projeto UTI do Hospital Bom Jesus
O projeto prevê a construção de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Bom Jesus, com capacidade instalada de 10 leitos. Além de um centro de imagens com Tomografia Computadorizada e 4 novos blocos cirúrgicos.
A etapa de elaboração do projeto foi finalizada e entregue em outubro deste ano. Para realização da segunda etapa do empreendimento é necessário a publicação de um edital, para contratação da empresa que irá executar a obra, que está prevista para dezembro deste ano.