Hepatites virais: quais são os tipos e como se prevenir 28 jul 2017

A Hepatite é uma inflamação no fígado causada por vírus, drogas, doenças autoimunes e genéticas. É um problema de saúde pública mundial e causa um grande impacto na população. É estimado que pelo menos 400 milhões de pessoas são infectadas cronicamente pelas Hepatites virais, que inicialmente são silenciosas e demoram vários anos para desenvolverem complicações.
Para estimular e fortalecer as medidas de prevenção e controle dessa doença, o dia 28 de julho é reconhecido como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Reconhecendo a necessidade de reduzir as taxas de mortalidade por câncer hepático, já que 78% dos casos de câncer hepático primário são causados pelas Hepatites.
Conheça os tipos de Hepatites e como se prevenir dessas doenças virais:

Hepatite A

A baixa qualidade da água, precariedade em saneamento básico e práticas erradas de higiene pessoal pode causar a Hepatite A. Sua transmissão se dá através da água, ou ingestão de alimentos contaminados com o vírus. Na maioria das vezes o próprio organismo consegue resolver a infecção causada por ela, sem a necessidade de um tratamento especifico.

 Hepatites B e C

Inicialmente as Hepatites B e C são silenciosas e não apresentam sintomas, elas são doenças crônicas e se desenvolvem com o passar dos anos em fase avançada, resultando em Cirrose, ou Câncer Hepático. Sua transmissão acontece por meio de relações sexuais sem camisinha, objetos contaminados, transfusão de sangue e por meio da gravidez. Um dos principais determinantes para  impedir a progressão da doença é realizar testes para diagnóstico das Hepatites. Disponíveis em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como se prevenir

  • Use preservativos em todas as relações sexuais.
  • Esterilize e exija que usem materiais esterilizados ao colocar piercings e fazer tatuagens.
  • Não compartilhe alicates de unha.
  • Não use lâminas de barbear de outras pessoas
  • Não compartilhe agulhas e seringas

 Vacinas

O SUS dispõe de vacinas com a Hepatite A, porém ela é indicada somente para pacientes que já tenham algum histórico, ou possuam algum tipo de  doença Hepática. Além de pessoas que possuem quadro de imunossupressão.
Vacinas contra a Hepatite B, são recomendadas para todas as pessoas com até 49 anos de idade e para profissionais e estudantes da área da saúde, independente da idade. Ela faz parte do calendário infantil  de vacinação.
Ainda não existe vacina contra a Hepatite C. Por isso, é importante se prevenir com as medidas citadas acima.