Férias escolares das crianças deve ser sinônimo de saúde 18 jan 2018

O início do ano é marcado pelo verão e pelas férias escolares. Além de muita diversão, o período requer também um maior cuidado com a saúde das crianças. Confira algumas dicas que o Hospital Bom Jesus separou para ajudar os pais e responsáveis a se prevenirem nesse período.
Acidentes domésticos
De acordo com o Ministério da Saúde, as ocorrências de acidentes domésticos aumentam na folga escolar das crianças. De acordo com a pasta, são uma das principais causas de mortes de crianças com até 14 anos no Brasil. Queimaduras e acidentes com produtos químicos estão no topo como responsáveis por lesões domésticas e internações hospitalares.
Por isso, os pais precisam se prevenir e adotar alguns cuidados como:
– Retirar remédios e produtos químicos do alcance das crianças;
– Colocar os cabos das panelas voltados para o centro do fogão. Evitando possíveis queimaduras;
– Objetos cortantes devem ser guardados em lugares que as crianças não alcancem;
– Estar sempre atento às brincadeiras em piscinas, ou lugares altos.
– Proteger as tomadas elétricas;
– Estar em alerta quando o piso estiver molhado e as crianças brincando em casa;
As orientações são simples, mas seguindo as recomendações é possível evitar casos de choques elétricos, queimaduras, quedas, intoxicação e afogamentos.

Realizar um check-up da saúde

Férias é sinônimo de diversão e descanso, mas também é importante cuidar da saúde nesse período. Outra dica importante para os pais é aproveitar alguns dias de folga da garotada para realizar uma consulta ao pediatra e exames de verificação e manutenção da saúde, como exames de urina, hemograma e exames para a detecção de intolerâncias e alergias.
Visita ao oftalmologista também são recomendadas. Principalmente nesta época do ano, quando a conjuntivite está em alta, pois o calor e a umidade ajudam a disseminar o vírus da doença.
Se a família tiver programado uma viagem nas férias, é de extrema importância verificar o cartão de vacina da criança para ver se está atualizado. Algumas vacinas são obrigatórias para determinadas regiões.
Garanta nessas férias momentos de diversão, aprendizagem e cuidados com a Saúde. Previna-se!