Exercícios Físicos e amamentação: mitos e verdades 16 ago 2017

Após a gestação muitas mamães já querem recuperar a boa forma, ou continuar praticando algum exercício para manter a vida saudável. Mas, por muitas vezes, ficam com o pé atrás sem saber se podem, ou não, fazer alguma atividade física durante a amamentação. As dúvidas são muitas, principalmente porque é muito comum ouvir dizer que a produção de leite pode ser interferida ao realizar exercícios físicos enquanto amamenta.
Em contrapartida, o que muitos não sabem é que a atividade física tem um efeito muito importante na aptidão cardiovascular da mulher que amamenta. O fundamental e correto é que um profissional capacitado saiba organizar o treino de acordo com o perfil da mãe e com uma baixa intensidade. Além de acompanhar os exercícios de perto.
Conheça alguns mitos e verdades sobre exercícios físicos durante a amamentação:

Exercício físico seca o leite? MITO

Muito se fala por aí que praticar atividade física pode comprometer a produção e até secar o leite materno, mas isso não passa de um mito. Segundo estudos de Cary Quinn, publicado em 2001, o aleitamento e a prática de exercícios são compatíveis. As atividades não interferem, nem prejudicam o volume de leite, o desenvolvimento do bebê, ou a saúde da mãe. Pelo contrário, traz a sensação de bem-estar e melhora o sistema cardiovascular. Executando todos os exercícios sem exageros, de forma correta e em uma intensidade adequada não há mal algum.

É permitido amamentar antes, ou depois do exercício físico? VERDADE

É possível sim amamentar a criança antes, ou depois da atividade física. O ideal é que a mãe alimente o filho 30 minutos antes, ou 30 minutos após o treino pois, os níveis de IGA permancem menores até 30 minutos depois do término dos exercícios. O IGA é um anticorpo que protege a criança de vírus e bactérias.

É proibido malhar o peitoral? MITO

Não há contra indicações para esse tipo de exercício físico, a não ser que a mãe sinta dores quando ele é praticado. A musculatura trabalhada nesse segmento fica abaixo das glândulas mamarias e não causa nenhuma interferência na amamentação.

É necessário ingerir mais líquidos? VERDADE

No cotidiano da mãe já é orientado o consumo maior de líquidos na fase do aleitamento. A produção do leite requer muita energia. Na prática da atividade física se perde muito líquido. Por isso, é importante manter o corpo hidratado o tempo todo. Especialistas orientam as mamães a tomar de 3 a 5 litros de água por dia. Quando se pratica o exercício físico é fundamental aumentar essa quantidade.

Praticar exercício físico mais de uma vez por semana prejudica a amamentação? MITO

A atividade física é benéfica para a saúde e bem-estar das mamães. No período de amamentação é importante ter cuidado e diminuir a intensidade dos exercícios praticados. Não há restrição se não tem exageros.

É necessário usar um Top específico para a atividade física? VERDADE

Os seios ficam maiores e mais pesados durante a amamentação. É indicado que a mulher use tops de algodão que sustente as mamas e as deixem firmes.
É importante redobrar os cuidados na hora de praticar os exercícios físicos. Se há dor, ou incômodo algo está errado. É necessário a mãe saber observar o seu corpo e entender os seus limites. É imprescindível que ela se alimente bem, pois toda a nutrição do bebê vem do que a mulher come. Ter uma rotina saudável e tranquila é necessário para a vida humana. Sempre consulte um médico quando houver dúvidas.