Exame de fundo de olho ajuda na descoberta de diversas doenças 20 set 2017

É rotina ir ao oftalmologista e realizar alguns exames nos nossos olhos, mas você sabia que muitas doenças podem ser detectadas através desses procedimentos? Nos olhos, os médicos são capazes de avaliar as artérias, veias e os nervos e um dos exames que permite isso é o de fundo de olho.
Através do exame de fundo de olho, também chamado de fundoscopia ou oftalmoscopia, é possível identificar e acompanhar diversos problemas de saúde, como hipertensão e diabetes. O exame pode trazer informações importantes para pessoas de todas as idades. Para as crianças que nascem prematuras e as mamães tiveram infecções durante a gestação, ele é realizado rotineiramente e bem detalhado. A fundoscopia, neste caso, pode indicar a presença de tumores, infecções, rubéola, sífilis e citomegalovírus. Além de doenças da prematuridade e ligadas a formação dos vasos da retina que podem levar a cegueira.
O exame serve como prevenção e alerta. Por meio de um feixe de luz projetado na pupila é possível analisar o fundo do olho. Pressão alta, colesterol alterado e até mesmo o risco de um acidente vascular são alguns dos problemas que podem ser avaliados. O exame leva de três a cinco minutos.  As doenças podem ser diagnosticadas com base na análise dos vasos dos olhos, um olho saudável possui os vasos íntegros.

As doenças que podemos ver através dos exames realizados nos olhos são:

  • Doenças infecciosas: sífilis, aids, toxoplasmose
  • Doenças no sangue: leucemia, linfoma
  • Doenças crônicas: hipertensão, diabetes
  • Doenças neurológicas: tumor na cabeça
  • Doenças dos olhos: glaucoma, degeneração da retina

Hipertensão e diabetes através dos olhos…

A diabetes e a hipertensão são observadas pelos olhos quando a doença já está em um estágio mais avançado. O exame de fundo de olho, neste caso, serve como um acompanhamento clínico.
Em alguns casos o paciente não tem sintomas, pois são doenças silenciosas inicialmente. Os indícios desses males aparecem quando o quadro se avança. Os principais sinais são dores de cabeça, visão embaçada e dor nos olhos.
Irritação e secreção, pálpebras inflamadas, olhos ardentes e sensibilidade a luz são alguns dos sinais que você deve considerar para consultar um médico. Esteja sempre atento e faça sempre que possível uma visita ao oftalmologista. Sempre busque a prevenção!