É necessário envelhecer de forma saudável: Confira os cuidados que devemos ter com a saúde dos idosos 26 jul 2017

Não tem troca mais amorosa e saudável que as experiências e lembranças dos fatos passados dos avós com os netos que representam a continuidade da vida no futuro. Crescemos em um aconchego incomum, somos educados e criados com afetividade por eles. E hoje, necessitamos devolver todos esse carinho e cuidado. O envelhecimento saudável é fundamental para a vida humana.
Estimular a prática de exercícios físicos e manter uma alimentação balanceada é de extrema importância garantir uma saúde física e emocional na terceira idade. E apesar de alguns idosos manterem sua independência, eles precisam de alguns cuidados especiais.
Confira algumas dicas e cuidados que podem fazer a diferença no bem-estar dos nossos idosos:

  • Dieta balanceada: é necessário assegurar que a alimentação está sendo saudável, diminuindo o risco de doenças como diabetes e hipertensão. Ajude na hora de fazer o almoço, ou até mesmo nas compras do supermercado policiando os alimentos certos que devem fazer parte do dia a dia do idoso.
  • É essencial a prática de atividades físicas. Elas ajudam a prevenir doenças como hipertensão, varizes, osteoporose, problemas de coração e derrames. Além de fortalecer os músculos  facilitando os movimentos do corpo.
  • Ingerir bastante liquido. É comum nessa idade que as pessoas de desidratem com mais facilidade. Portanto, sempre que puder lembre a eles de ingerir sucos naturais, águas e chás para manter a hidratação do corpo.
  • Organização da medicação diária. É importante manter organizados os remédios do dia a dia para diminuir o risco de esquecer, ou confundir os horários e medicamentos. Neste caso, uma caixinha divisória é bem vinda para facilitar na organização e controle.

O governo também oferece alguns programas que beneficiam e ajudam a manter a saúde dos idosos, como a campanha de algumas vacinações para a população da terceira idade que inclui: Hepatite B, Febre Amarela, Influenza, dT (diftera e tétano) e Pneumocócica. Além do programa Farmácia Popular, que disponibiliza medicamentos para hipertensão e diabetes de forma gratuita.