Doenças respiratórias podem aumentar o risco de ataque cardíaco no inverno 21 jul 2017

Você sabia que doenças como gripe, pneumonia e bronquite podem desencadear problemas no coração? Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Sydney, publicada pelo Internal Medicine Journal, o risco de ataque cardíaco é 17 vezes maior após contrair infecções respiratórias. É durante o inverno que estamos mais suscetíveis a essas doenças, por isso, é preciso redobrar os cuidados com a saúde nesse período.
Segundo os pesquisadores, o estudo ajuda a explicar porque há grandes números de ataques cardíacos durante essa estação do ano. No frio, as mudanças severas de temperatura, a baixa umidade do ar, ambientes fechados e ventilação reduzida são os principais contribuintes para elevar a frequência e a transmissão das infecções respiratórias. A pesquisa revela que a tendência crescente de coagulação do sangue, inflamações e alteração no fluxo sanguíneo são as possíveis razões dessas doenças serem um gatilho para o ataque cardíaco.
Foram analisados 578 pacientes que tiveram infarto e informaram aos médicos sobre a ocorrência de infecções respiratórias. Sintomas como febre, tosse, dor no peito, gripe, diagnósticos de bronquite e pneumonia foram relatados por 17% deles. Os  indícios dessas doenças apareceram sete dias antes do infarto.
Com todas essas informações, fica claro que não podemos deixar de cuidar da nossa saúde e redobrar a atenção durante o inverno. As infecções respiratórias e o coração requerem atenção.  Confira nossas dicas para se prevenir dessas doenças do inverno:

  • Lave as mãos com frequência durante o todo o dia.
  • Deixe sempre o ambiente em que você estiver ventilado.
  • Mesmo que não tenha sede, beba bastante água.
  • Evite o acumulo de poeira em casa.
  • Sempre lavar e secar ao sol cobertores e blusas de lã que ficaram por muito tempo guardadas.
  • Quando for tossir use o dorso da mão ou o punho.
  • Mantenha uma alimentação saudável
  • Não deixe de fazer exercícios mesmo durantes os dias frios.
    .