Dicas e cuidados durante a amamentação 31 jul 2017

Amamentar é o ato de alimentar o bebê com o leite materno. Até os 6 meses de idade, a criança recebe o aleitamento exclusivo, ou seja, se alimenta apenas do leite materno diretamente da mama, ou de outra fonte sem demais líquidos. Esse ciclo de alimentação tem importantes benefícios para a mãe e o bebê. No entanto, apesar de ser instinto, a mulher não nasce com o conhecimento sobre a amamentação. É comum ter dúvidas e não saber os devidos cuidados durante essa fase. Por isso, separamos algumas dicas que pode te ajudar a amamentar seu bebê.

Horário

O ideal é que a amamentação fosse feita sempre que a criança quisesse, em livre demanda. Mas é imprescindível que o bebê se alimente a cada 3 horas, mesmo ele não apresentando sinais que está com fome. É recomendado, se a criança estiver dormindo, acordá-la e certificar que ela mamou. Pois, durante a amamentação é possível que ela volte a dormir. Aos poucos, a capacidade gástrica do bebê aumenta e o espaço entre as mamadas também, não precisando acordá-lo de 3 em 3 horas durante a madrugada. A partir dos 6 meses, o bebê já pode comer outros alimentos, podendo dormir a noite toda. Mas,  é importante lembrar que cada criança tem o seu ritmo próprio de crescimento. Portanto, cabe a mãe saber se ela precisar amamentar durante a madrugada, ou não.

Cuidados com a saúde da mãe

Durante a amamentação é importante ter alguns cuidados com a saúde e reavaliar alguns hábitos de vida:

  • Evite o consumo de álcool durante a amamentação. Tudo que você consome é passado para o bebê em forma de leite. A bebida alcoólica pode prejudicar o sistema renal da criança.
  • Não fume.
  • Faça exercícios com moderação.
  • Use roupas confortáveis e sutiãs próprios para a amamentação.
  • Mantenha uma alimentação balanceada. Evite alimentos condimentados, eles interferem no sabor do leite.
  • Evite tomar remédios. Em caso de doenças, a mãe deve perguntar ao médico se poderá continuar a amamentação. Alguns medicamentos interferem no desenvolvimento do bebê.

Cuidados com os seios

É importante manter as mamas limpas e saudáveis. Durante a amamentação é comum que os mamilos sofram algumas rachaduras e fissuras. Mas há como prevenir.

  • O leite materno é bactericida e hidratante natural. Portanto, contra as rachaduras e fissuras, passe o próprio leite no bico depois da amamentação e deixe os seios secarem naturalmente.
  • Evite passar sabonetes nas mamas durante o banho.
  • Se a criança não der conta da sua produção de leite e as mamas estão pesadas e doloridas retire o excesso de leite. Você pode fazer essa retirada com bombinhas, ou com as próprias mãos (higienizadas), massageando suavemente a região para dissolver possíveis nódulos.
  • Não faça compressas quentes nos seios caso tenha excesso de leite. O calor faz a produção aumentar. Uma boa opção para aliviar é fazer compressas frias.
  • Nunca puxe o seio para interromper a amamentação. Caso tenha que parar de amamentar, coloque o dedo mindinho entre o bico do peito e o bebê. Quando ele parar de sugar, retire o seio suavemente.
  • Faça um revezamento e ofereça os dois peitos ao bebê. Assim, é possível evitar que um deles empedre, ou fique cheio demais.

 

Benefícios para a mãe Benefícios para o bebê
Combate a hemorragia pós-parto e acelera a recuperação da mulher Previne doenças e diminui a taxa de mortalidade do bebê
Facilita a perda de peso Diminui as chances do bebê ter alergias
Diminui o risco de câncer de mama, endométrio e de ovário Diminui a cólica dos primeiros meses
 Diminui o risco de desenvolver diabetes tipo 2 na mãe Acalma o bebê
Não é necessário esterilizar nenhum utensílio e por isso pode acontecer em qualquer local O leite está na temperatura correta e por isso não há perigo de queimar o bebê