Dia da Luta Antimanicomial 18 maio 2017

A data 18 de maio marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que busca a garantia dos direitos das pessoas com sofrimento mental. As mobilizações são em torno do fechamento progressivo dos manicômios e substituição por serviços abertos de tratamento. Além disso, luta pela formalização de novas legislações, a implantação de uma ampla rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional.
A primeira manifestação pública a favor da extinção dos manicômios foi durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, realizado em 1987, quando nasceu o Movimento Antimanicomial. Os profissionais de saúde e as organizações da sociedade civil denunciaram abusos e violação de direitos humanos sofridos pelas pessoas com transtornos mentais dentro dos manicômios. Neste ano, estabeleceu-se também o lema do movimento: “Por uma sociedade sem manicômios”.
Uma das maiores vitórias deste Movimento foi a aprovação da Lei nº 10.216, em 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.