Como evitar acidentes domésticos 25 abr 2017

Acidentes domésticos são mais comuns do que se imagina. Na maioria, as vítimas são crianças e idosos. No pronto atendimento do Hospital Bom Jesus em Congonhas são vários casos que poderiam ser evitados com algumas medidas simples de prevenção.
Em uma casa, a cozinha pode ser um desafio para mães e pais. A maioria dos acidentes com queimaduras envolve crianças pequenas, que, por curiosidade mexem nas panelas que estão no fogão e acabam provocando um acidente.
Uma forma de prevenção é sempre manter os cabos das panelas virados para dentro, desse jeito a criança não alcançará para puxá-las nem correrá o risco de passar por perto e bater no cabo da panela, derrubando-a.

Intoxicação com produtos de limpeza também é muito comum com crianças pequenas. Armazenar as compras de higiene da casa em lugares de fácil acesso é um perigo que deve ser evitado. É sempre bom lembrar que os produtos de limpeza não devem ser colocados em embalagens de refrigerantes.
Quedas são comuns em qualquer fase da vida, mas no caso de pessoas idosas, uma simples queda pode se tornar um grande problema devido à fragilidade dos ossos.
Algumas medidas simples vão ajudar a prevenir alguns acidentes domésticos:

  • Tapetes devem ser evitados, mas caso sejam indispensáveis dê preferência aos antiderrapantes que grudam no chão e não oferecem risco de escorregar ao pisar.
  • Coloque corrimão nas escadas para dar apoio na hora de subir e descer.
  • Deixar todos os cômodos sempre bem-iluminados também pode fazer a diferença na hora de enxergar obstáculos no caminho.
  • Use sempre luvas ou pegadores para retirar peças quentes do forno.
  • Limpe imediatamente o chão sempre que cair algum alimento ou respingos de gordura, para não escorregar.
  • Seque bem as mãos antes de ligar uma tomada e nunca desligue um aparelho puxando pelo fio.
  • Os pais e as mães devem tomar cuidado com as toalhas que fiquem penduradas para o lado de fora da mesa. A criança poderá puxá-la e o que estiver em cima cairá sobre a sua cabeça.
  • 25Mantenha sacolas plásticas de supermercado e de embalagens de comida longe das crianças. Elas podem sufocar se resolverem cobrir a cabeça com as sacolas.