Acidentes domésticos são mais comuns do que se imagina. Na maioria, as vítimas são crianças e idosos. No pronto atendimento do Hospital Bom Jesus em Congonhas são vários casos que poderiam ser evitados com algumas medidas simples de prevenção.
Em uma casa, a cozinha pode ser um desafio para mães e pais. A maioria dos acidentes com queimaduras envolve crianças pequenas, que, por curiosidade mexem nas panelas que estão no fogão e acabam provocando um acidente.
Uma forma de prevenção é sempre manter os cabos das panelas virados para dentro, desse jeito a criança não alcançará para puxá-las nem correrá o risco de passar por perto e bater no cabo da panela, derrubando-a.
Quedas são comuns em qualquer fase da vida, mas no caso de pessoas idosas, uma simples queda pode se tornar um grande problema devido à fragilidade dos ossos.
Algumas medidas simples vão ajudar a prevenir alguns acidentes domésticos:
- Tapetes devem ser evitados, mas caso sejam indispensáveis dê preferência aos antiderrapantes que grudam no chão e não oferecem risco de escorregar ao pisar.
- Coloque corrimão nas escadas para dar apoio na hora de subir e descer.
- Deixar todos os cômodos sempre bem-iluminados também pode fazer a diferença na hora de enxergar obstáculos no caminho.
- Use sempre luvas ou pegadores para retirar peças quentes do forno.
- Limpe imediatamente o chão sempre que cair algum alimento ou respingos de gordura, para não escorregar.
- Seque bem as mãos antes de ligar uma tomada e nunca desligue um aparelho puxando pelo fio.
- Os pais e as mães devem tomar cuidado com as toalhas que fiquem penduradas para o lado de fora da mesa. A criança poderá puxá-la e o que estiver em cima cairá sobre a sua cabeça.
- 25Mantenha sacolas plásticas de supermercado e de embalagens de comida longe das crianças. Elas podem sufocar se resolverem cobrir a cabeça com as sacolas.