Como combater a obesidade? 21 ago 2017

A guerra contra a balança passa longe de ser algo estético para os brasileiros. Em uma década a obesidade se desenvolveu em todas as faixas etárias. Porém, com os jovens, a porcentagem dobrou. De 4,4% foi para 8,5% em pessoas entre 18 a 24 anos.
Atualmente boa parte da população está acima do peso ideal, segundo pesquisa do Ministério da Saúde que analisa hábitos de vida e fatores de risco das doenças crônicas na sociedade. Ainda, de acordo com os dados, uma a cada 5 pessoas é considerada obesa e desde 2006 o índice cresceu 60%.
Separamos 5 dicas importantes para combater esse mal tão comum em nosso meio:

  1. O primeiro passo deve ser manter uma alimentação balanceada, como,  deixar de consumir refrigerantes, entre outras bebidas que contém excesso de açúcar. Outros alimentos que devem ser eliminados são frituras e sal em exagero.
  2. É muito importante o consumo de frutas, já que é uma fonte rica em nutrientes. Quando tiver fome, coma fruta e verá como sacia o apetite. Também são muito recomendáveis os sucos de polpa.
  3. Evite qualquer tipo de comida com muitas calorias como as frituras, pizzas, pães e sorvetes. Os hidratos de carbono também não são aconselháveis,  sobretudo se comemos na mesma refeição. Portanto, é fundamental um equilíbrio na ingestão de hidratos, uma vez que o organismo transforma carboidratos em gordura.
  4. O fast food, ou comida rápida, é um dos principais gatilhos para obesidade. Especialistas orientam a não consumir esses alimentos mais de 1 vez por semana.
  5. Praticar exercícios constantes: caminhar por 30 minutos, correr, ou até mesmo a musculação, ajuda a manter a saúde do corpo, da mente  e combate a obesidade.