Caminhada: exercício aliado a uma vida saudável. 23 out 2017

Cuidar da saúde nem sempre é uma tarefa difícil. É preciso algumas mudanças de hábito na rotina alimentar e atividade físicas frequentes. Procurar se prevenir e beneficiar a própria saúde deve fazer do nosso cotidiano. Uma dessas práticas de prevenção é a caminhada. Esse exercício, mesmo que em pequenas doses, está associado a redução da taxa de mortalidade. Isso porque, um estudo publicado pelo “American Journal of Preventive Medicine”, na última quinta-feira, mostrou que mesmo abaixo do recomendado a caminhada reduz em até 20% a mortalidade geral.
Atualmente, médicos e especialistas recomendam pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana, ou 75 minutos de atividades intensas. Porém, poucos são os adultos que seguem essa recomendação. A partir disso, pesquisadores estão testando recomendações menores em busca efeitos positivos.
Segundo a pesquisa, se uma pessoa conseguir atingir o mínimo recomendado, que seria caminhar cerca de duas horas semanais em pelo menos duas semanas no mês, ela atinge uma redução da taxa de mortalidade em 20%. Para o resultado, os cientistas analisaram cerca de 140 mil pessoas de um estudo de prevenção contra o câncer. Uma redução na mortalidade geral foi encontrada, após corrigir alguns hábitos de vida, como obesidade e tabagismo, mesmo em uma caminhada com menos de duas horas semanais.
O exercício também foi associado a prevenção em doenças respiratórias, apresentando um risco de morte reduzido a 35%. Doenças cardiovasculares apresentaram 20% a menos de mortalidade e o câncer também obteve uma redução de 9%.

Cuidados ao caminhar

Hidrate-se:  durante e depois da prática do exercício beba bastante água. Manter o corpo hidratado faz parte dos cuidados essenciais.
Roupa: sempre faça o uso de roupas confortáveis e leves. Escolha um tênis que seja indicado para caminhada também é importante.
Horário: evite os horários mais quentes, com forte exposição ao sol, como de 11h às 16h. Caminhar na parte da manhã, por exemplo, pode trazer mais disposição para o seu dia.
Alongue-se:  antes e depois da prática do exercício é necessário realizar um alongamento. Ele previne as câimbras e ajuda a ativar a circulação.
Alimentação: seja qual for a sua opção de atividade física não pratique ela em jejum. Tome um suco, coma uma fruta ou, até mesmo, barrinhas de cereais para começar.