Caminhada: o exercício físico aliado do inverno 23 jul 2017

Com as temperaturas mais baixas fica ainda mais difícil driblar a preguiça matinal para praticar algum exercício físico.  Já aprendemos que durante o inverno o cuidado com a saúde merece atenção redobrada pois, é quando corremos um maior risco de pegar infecções respiratórias, convivemos mais em locais fechados e o tempo seco ajuda na proliferação dos vírus.
A pratica da atividade física é essencial durante todo o ano, não só no inverno. Porém, é nesta estação que o nosso gasto energético é maior. Então se o seu objetivo, além de cuidar da saúde, é reduzir medidas não existe época melhor.  Se você não está habituado com exercícios físicos a dica é começar pela caminhada. Conheça alguns dos benefícios dessa pratica para a nossa saúde:
1 – Afasta a sonolência
Caminhar durante o dia ajuda na produção de estimulantes para o nosso corpo, por exemplo a adrenalina que nos deixa mais disposto depois da pratica do exercício.
2 – Previne a Diabetes
Durante a caminhada a produção de insulina, que é responsável por absorver a glicose pelas células do corpo, é maior. Assim, o pâncreas e o fígado são estimulados na prática da atividade devido a alta circulação de sangue em todos os nossos órgãos.
3 – Diminui o risco de depressão
Enquanto caminhamos liberamos uma grande quantidade de endorfina, conhecido como hormônio da felicidade, automaticamente. Ele é produzido pela hipófise, que é encarregada de causar sensação de relaxamento e alegria.
4 – Previne derrame e infarto
A caminhada também é um exercício de prevenção contra infarto e derrames, pois ajuda a controlar a pressão sanguínea.
5 – Ajuda a emagrecer e matem o equilíbrio do peso
Nosso corpo demanda uma determinada quantidade de energia corriqueiramente, quando começamos a caminhar ele tem uma necessidade maior, que causa a queima de gorduras localizadas.
Com esses benefícios fica fácil pensar na nossa saúde e começar a praticar exercícios cotidianamente.