Brinquedoteca/Livroteca do HBJ é reinaugurada com a ajuda dos colaboradores 19 jan 2017

O Hospital Bom Jesus e seus colaboradores entregaram para a sociedade de Congonhas e moradores entorno um grande legado. Trata-se da reinauguração da brinquedoteca/livroteca, única em toda a RAS Centro-SUL, Região Ampliada de Saúde, da qual Congonhas faz parte. Localizada na enfermaria pediátrica do hospital, o espaço lúdico conta com livros, jogos e brinquedos que trarão mais conforto, alegria e esperança para os pequenos pacientes e seus familiares. A Brinquedoteca contou com o apoio da Editora Autêntica, que doou mais de 120 livros infantis, e com a colaboração de inúmeros colaboradores, que doaram brinquedos, jogos e todos os materiais que fazem a ambientação do espaço.
Mônica Gonçalves, assistente social do HBJ, uma das idealizadoras da Brinquedoteca, ressalta que a instituição está se fortalecendo. “O Instituto Laborare implantou o Serviço Social no hospital em 2016, desde então, estamos investindo nas pessoas: pacientes, visitantes e colaboradores. A partir da política de humanização do HBJ ampliamos o horário de visitas para 4 horas diárias, asseguramos o fornecimento de todas as refeições para os acompanhantes e agora entregamos um espaço lúdico e estimulante para as crianças”, ressalta Mônica.
A política de humanização do SUS, segundo o próprio Ministério da Saúde, tem o objetivo de “contagiar trabalhadores, gestores e usuários do SUS com os princípios e as diretrizes da humanização; fortalecer iniciativas de humanização existentes; desenvolver tecnologias relacionais e de compartilhamento das práticas de gestão e de atenção; aprimorar, ofertar e divulgar estratégias e metodologias de apoio às mudanças sustentáveis dos modelos de atenção e de gestão”.