Atividade física é um forte aliado para a saúde do coração 28 dez 2017

Não é de hoje que sabemos os benefícios das atividades físicas para a saúde do nosso corpo e mente. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) evidenciaram essas vantagens para o coração. No estudo, eles descobriram que o exercício aeróbico faz um tipo de “limpeza” nas células cardíacas, retirando as estruturas que não funcionam bem. Assim, a prática de exercícios se confirma cada vez mais como um importante aliado à saúde do coração.
A atividade física pode interferir positivamente na hipertensão, nos níveis de colesterol, diabetes e obesidade. O exercício aeróbico tem efeito benéfico sobre a função cardiovascular e a capacidade pulmonar. Além de melhorar a circulação sanguínea e a oxigenação do corpo. Também tem um agente positivo sobre o estado de ânimo, já que ao realizar exercícios são liberadas endorfinas, a autoestima se eleva, as noites de sono são melhores e tranquilas e se adquire uma sensação de bem estar geral.
Com apenas 30 minutos diários de exercício aeróbico é possível aproveitar todos os seus benefícios, a caminhada é um exemplo desse tipo de atividade. Porém, aqui no Brasil, uma pesquisa realizada pela Secretaria de Vigilância em Saúde, em 2016, revelou que apenas 37,6% das pessoas praticam atividade nas horas livres.
Se você faz parte desse grupo, saiba que nunca é tarde para começar e dar os primeiros passos em benefício da sua saúde.

Veja as dicas que o Hospital Bom Jesus separou para você!

  • Escolha uma atividade que você goste;
  • Pratique todos os dias, no mínimo, 30 minutos de atividade;
  • Desça do ônibus antes e siga caminhando até a casa ou o trabalho;
  • Prefira escada em vez do elevador;
  • Conheça as possibilidades gratuitas perto da sua casa;
  • Sempre que o desanimo aparecer, lembre-se do bem que a atividade física faz para você.

Procure um médico para avaliar qual atividade, tempo e intensidade é indicada para você.
Agende uma consulta aqui no HBJ. Cuide-se!