4 alimentos que parecem saudáveis, mas não são 06 jan 2018

Você sabia que uma série de alimentos apenas aparentam ser saudáveis e nutritivos, mas na verdade não são? Barrinhas de cereais, sopas prontas, peito de peru, são apenas alguns exemplos de produtos que “escondem” quantidades elevadas de sódio e açúcar, além de conservantes e outros aditivos químicos.
É de extrema importância que a gente fique ligado e aprenda a como fazer escolhas saudáveis para a nossa alimentação. O Hospital Bom Jesus separou 4 desses alimentos que parecem ser saudáveis, mas não são para que você fique de olho. Confira!
1 Peito de Peru
Quem pensa que o peito de peru é uma opção saudável em comparação aos alimentos similares, como o presunto ou a mortadela, está sendo enganado. Todos eles se encaixam na categoria de carnes processadas, ou seja, aqueles produtos transformados industrialmente para realçar o sabor ou melhorar a preservação. Outros exemplos são a linguiça, bacon, salsicha e salame. Molhos prontos à base de carne também fazem parte desse meio.
Em 2015, a Agência Internacional para a Pesquisa sobre Câncer, vinculada à Organização Mundial de Saúde (OMS), apontou as carnes processadas como cancerígenas para humanos. Segundo as organizações, elas são capazes de aumentar o risco de câncer do intestino.
2 Barrinhas de Cereais
Elas são uma ótima opção prática para quem não abre mão de um lanche rápido e com poucas calorias. As barras de cereais são fonte de fibras e ajudam na regularização intestinal. Porém, nem todas as barrinhas são alimentos benéficos e saudáveis.
É preciso ficar atento ao rótulo, uma vez que muitas dessas opções são ricas em açúcar e derivados. Além da variedade desses produtos. Sempre olhe o valor nutricional de cada um.
Uma dica é levar as barras que não possuem chocolate. Assim, você terá um teor mais baixo de gordura e açúcares.
3 Suco de Caixinha ou em Pó
A grande maioria considera os sucos de caixinha, ou em pó, uma opção prática e saudável. Não é só porque são feitos de frutas que são saudáveis. É importante observar o rótulo e à classificação das bebidas, que difere bastante um produto do outro.
O suco integral é a opção mais saudável. Ele pode ter no máximo 10% de açúcar, e existem versões sem este ingrediente. O néctar contém geralmente entre 20 e 30% da fruta. A bebida costuma possuir altas doses de açúcar, além de outros aditivos.
O suco em pó está na categoria de produtos ultra processados, que não são recomendados como parte de uma alimentação adequada e saudável. Eles contribuem para o aumento de peso, cáries, diabetes e outros diversos problemas de saúde.
4 Sopas Prontas
Temos disponíveis no mercado diversas sopas prontas, em lata, desidratadas, congeladas, de sabores variados, para todos os gostos e bolsos. Elas podem ser saborosas e práticas, porém não são assim tão saudáveis. Elas podem conter excesso de sódio e gorduras. Se consumidas em grandes quantidades, com o passar do tempo o sódio pode causar doenças como hipertensão e problemas renais.
Se prevenir é sempre o melhor remédio!