Alimentação durante o aleitamento materno 03 ago 2017

Durante a gestação,a mulher mantêm uma alimentação balanceada afim de nutrir a criança que está em seu ventre e manter sua saúde em dia. Após o parto, os cuidados não podem parar. É o período da amamentação. Muitas dúvidas surgem e claro que toda mãe se preocupa durante o período do aleitamento. O que pode comer que ajuda na produção do leite? Pode ou não tomar café? Algum alimento consumido pela mãe pode dar cólica no bebê? Há alguma restrição na alimentação? Essas são algumas das perguntas que as mamães mais fazem nessa fase.
A orientação é que as elas mantenham uma alimentação sadia, ingerindo bastante líquido como leite, água e sucos naturais para estimular a produção do leite materno.
Muitas mulheres observam que o bebê tende a ficar mais agitado quando comem determinado tipo de alimento. Algumas relatam alergia e até sintomas de cólica. Se houver alguma suspeita, ou manifestação que seu bebê reage mal a algum alimento que você consumiu, tente identificar qual foi e evite o seu consumo.
Confie no seu instinto. Se a criança ficou agitada, e não tem esse costume, reflita sobre a sua alimentação das últimas horas e faça a experiência de eliminar esse alimento por alguns dias. Você também pode fazer o contrário, comer o alimento que suspeita para ver se o bebê tem alguma reação. Dependendo do sintoma não deixe de procurar um pediatra.
O QUE COMER
Manter uma alimentação balanceada rica em grãos e cereais integrais, além de frutas, verduras e alimentos que tenham uma boa fonte de proteínas é o ideal para as mães que estão na fase de aleitamento. É comum sentir mais fome nesse período, pois o corpo está exigindo mais esforço para a produção do leite.
Abacate, castanhas, azeite e peixes, como salmão, são gorduras saudáveis e trazem muitos benefícios para o bebê. Evite frituras, manteiga e gordura vegetal. Substâncias como cafeína podem passar diretamente para o leite, o que não quer dizer que a mãe tenha que parar de tomar café. Apenas evite o excesso. Alguns alimentos podem causar a famosa cólica nos bebês. Entre os suspeitos estão o brócolis, repolho, feijão, leite de vaca e cebola.
As mamães vegetarianas precisam redobrar o cuidado com a alimentação durante a amamentação. É bom se certificarem que estão consumindo minerais e vitaminas suficientes.
É importante lembrar que bebidas alcoólicas, cigarro e remédios não combinam com o aleitamento. É fundamental ter a consciência que essas substâncias podem ser transferidas para o bebê por meio do leite materno.
Para a elaboração de um cardápio adequado para esse período marque uma consulta com uma nutricionista, ela ajudará com as refeições e lanches saudáveis de acordo com a sua demanda.