Especialistas já apontaram que não há alimento melhor para os bebês que o leite materno. O aleitamento traz benefícios exclusivos para a criança, como aumentar a imunidade e transferir anticorpos de ação antibacteriana. Mas, você sabia que além de nutrientes, ele pode proteger o bebê contra infecções? É que pesquisadores descobriram o poder do açúcar presente no leite humano: ele aumenta a proteção transmitida de mãe para filho.
O estudo foi realizado na Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, apresentando o primeiro mapeamento das atividades antibacterianas de carboidratos contidos no leite materno. Os cientistas estavam a procura de diferentes métodos que combatessem bactérias que prejudicam a nossa saúde causando diversas doenças. Foi identificado que os açúcares exterminaram uma bactérias chamada estreptococo, que causa diversas infecções em recém-nascidos.
O objetivo dos pesquisadores agora, é descobrir o que faz alguns açúcares serem mais ativos e efetivos que outros. Assim, a partir desse benefício do leite materno, desenvolver medicamentos. A pesquisa foi considerada de extrema importância, pois, ao contrário dos antibióticos, esses açúcares não são tóxicos. Além disso, há um crescente problema na saúde pública com a resistência bacteriana a alguns medicamentos.
Conheça os principais benefícios do leite materno para as crianças:
- Fortalece a imunidade.
- Diminui o risco de alergias.
- Pode prevenir cólicas.
- Previne doenças futuras.
- Previne a anemia.
- Ajuda no desenvolvimento cognitivo.
- Ajuda a desenvolver a arcada dentária.
Veja também:
Dicas e cuidados durante a amamentação
Alimentação durante o aleitamento materno