A qualidade nos serviços hospitalares é um tema de extrema importância, pois envolve a vida e a saúde das pessoas. A gestão da qualidade é essencial para garantir a segurança do paciente, a satisfação do cliente e a eficiência dos processos hospitalares.
Um dos principais objetivos da gestão da qualidade no hospital Bom Jesus é garantir a segurança do paciente. A implementação de medidas de controle de qualidade, como auditorias e estimativas de desempenho, pode ajudar a identificar e corrigir problemas de qualidade antes que eles possam atender os pacientes.
Outro aspecto importante da gestão da qualidade nos serviços hospitalares é a satisfação do cliente. Os pacientes estão cada vez mais exigentes em relação à qualidade do atendimento e esperam receber um serviço de alta qualidade e eficiente. A implementação de medidas de controle de qualidade pode ajudar a atender a essas expectativas. Quando os pacientes estão satisfeitos com o atendimento recebido, é mais provável que recomendem o hospital a seus amigos e familiares, o que pode aumentar a confiança da instituição e ajudar a atrair mais pacientes.
A gestão da qualidade também é importante para a eficiência dos processos hospitalares. A implementação de medidas de controle de qualidade pode ajudar a identificar e eliminar gargalos e desperdícios nos processos , melhorando a eficiência e ajudando os custos.
Um serviço tem qualidade vai de encontro ou se supera as nossas expectativas. Somos constantemente exigidos a melhorar a qualidade do nosso trabalho.
Diante disso, em novembro de 2020, o Hospital Bom Jesus buscando aprimorar o serviço de enfermagem, contratou uma empresa certificadora para atuar junto a equipe para desenvolver processos de melhoria contínua.
O Instituto Qualisa de Gestão – IQG, é uma empresa que atua em todo o Brasil. Ele tem o objetivo de certificar e trazer inovações para os serviços de saúde.
Através de requisitos pré-estabelecidos, que envolve definição de processos e boas práticas assistenciais voltadas para a segurança do paciente.
A Certificação do serviço de enfermagem tem como objetivo melhorar os processos de atendimento do nosso serviço, buscando resultados efetivos para os pacientes.
“Conseguimos a primeira certificação em agosto de 2022, e para mantermos o certificado passamos por essa avaliação externa a cada 8 meses. Para saber se estamos seguindo as boas práticas de segurança e atendendo esses requisitos.Fomos avaliados, e conseguimos comprovar que estamos no caminho certo.
Esse projeto além de impactar diretamente na qualidade da assistência e a segurança do paciente, a participação em um processo de certificação traz muitos benefícios profissionais a todos os membros da equipe de enfermagem.
Sempre digo que trabalhar os requisitos de certificação não é só um ganho para a instituição, mas também uma evidente capacitação do profissional. Contribui na qualificação desse profissional, até mesmo abre portas no mercado de trabalho. Isso é o reconhecimento de que todos estão tecnicamente qualificados, compromissados com a qualidade no serviço de saúde. Quem participa acaba tendo um olhar diferenciado e mais crítico para os processos.
Fico muito feliz de fazer parte e saber que a equipe de enfermagem do Hospital Bom Jesus, está atendendo a todas as normas e legislações e oferecendo um serviço de Qualidade a toda a população de Congonhas e microrregião”, ressalta a Gerente de Qualidade, Heloneida Fernanda Pinto de Souza.