A importância de um nutricionista em um ambiente hospitalar 31 ago 2017

O nutricionista exerce um importante papel na sociedade. É ele quem ajuda a reeducar os hábitos alimentares para uma melhor qualidade de vida e saúde.
No dia 31 de agosto, comemora-se o “Dia do Nutricionista”. A data foi estabelecida com o objetivo de desenvolver e aprimorar os estudos acerca da profissão, garantindo uma melhor qualidade na nossa alimentação. Os nutricionistas têm uma grande importância para o ambiente hospitalar. Eles são uma das principais peças para a recuperação dos pacientes. Você sabe por quê? É evidente que a desnutrição pode ser um fator de risco. A falta de nutrientes favorece o surgimento de complicações e aumenta o índice de mortalidade.
Se no nosso cotidiano já precisamos manter uma alimentação balanceada, em um hospital a atenção a essa questão precisa ser redobrada. É necessário seguir uma dieta rica em verduras, legumes, fibras, proteínas, frutas e muito líquido, afim de manter equilíbrio e o perfeito funcionamento do nosso organismo.
A evolução da nutrição hospitalar é algo que ganha espaço a cada dia. O cardápio é preparado de acordo com a variação de alimentos e as necessidades nutricionais e calóricas dos pacientes. Há casos em que os pacientes precisam receber uma atenção individualizada respeitando as restrições impostas pelos médicos no tratamento. Tudo é feito e adaptado em um trabalho de equipe e multidisciplinar. A nutrição hospitalar requer integração entre os profissionais da saúde.
O grande desafio das instituições de saúde é desmitificar o tradicional ditado: “comida de hospital é sem gosto”. O Hospital Bom Jesus elabora seu cardápio de forma criativa e com pratos diferenciados, assegurando qualidade e sabor. O objetivo da nossa nutricionista é, além de preservar a condição de nutrientes nos alimentos, transformar uma refeição de restrição em algo agradável, de bem-estar e saborosa para os nossos pacientes.

Leia também:

Alimentação durante o aleitamento materno.
Alimentação balanceada na merenda das crianças.